quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Diabo de Deus



“O Diabo é o diabo de Deus.” - Martinho Lutero 

É muito comum encontramos alguns cristãos que acreditam na liberdade de ação de Satanás, como se ele fosse livre para fazer o que bem entendesse, à parte de Deus e por suas próprias escolhas.

Mas não é isso que a bíblia nos apresenta. Encontramos nas Escrituras um Diabo que está completamente sujeito a autoridade e supremacia divina, um Diabo que é limitado por Deus e restringido por Ele. Satanás não tem poder para ultrapassar os limites impostos por Deus, tudo o que ele intentou contra a vida de Jó estava sobre o domínio da Soberania do SENHOR, nada estava ausente dEle. (Jó 1:6-12; 2:1-6) 

Nenhum acontecimento da história está ausente de Deus, inclusive o mal, que hora ou outra sobrevém tanto aos homens quanto ao mundo, pelos Seus propósitos e desígnios.

Cristãos não são deístas, ou seja, não acreditamos em um Deus que criou o universo e depois se ausentou dele, deixando os homens ao seu bel-prazer, sem interferir em nada sobre suas ações. Não! Acreditamos em um Deus que está presente no mundo e em suas dimensões, e, mais do que isso, acreditamos em um Deus que não somente está no mundo, mas que também governa o mundo, com destreza e total independência.

Sabemos que a bíblia se refere a Satanás como "o deus deste mundo." (2 Coríntios 4:4), no sentido de que suas influências e ideias estão presentes sobre a maioria das pessoas, que vivem completamente motivadas por suas próprias paixões e concupiscências. Porém, toda e qualquer ação praticada por ele se encontra dentro de um limite imposto por Deus, que por sua sabedoria e soberania, permitiu que ele tivesse certa influência sobre algumas coisas e pessoas, mas, tudo isso dentro de um limite estabelecido pelo próprio Criador.

Vale ressaltar que os verdadeiros crentes não se encontram sobre o domínio de Satanás, pois Deus "nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados." (Colossenses 1:13-14). Os que são nascidos de Deus o maligno não toca (1 João 5:18). Por outro lado, os incrédulos estão presos na "armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade." 2 Timóteo 2:26

Quando compreendermos isto, não mais temeremos as afrontas e adversidades da vida, pois, todas as pessoas, todas as coisas, todos os acontecimentos da história, estão, de uma forma ou de outra, caminhando em conformidade com os decretos de Deus, tanto com os revelados quanto com os ocultos. De maneira que tudo contribui com os sEus desígnios, sendo impossível aos homens, aos seres criados e as circunstâncias, frustrarem qualquer milímetro da Sua grandeza e majestade (Jó 42:2). "... É isso que significa ser Deus, nada menos que isso." Steve Lawson


"O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios..." Provérbios 16:4

Até a próxima...

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Amando os que estão longe sem desconsiderar os que estão perto




Muitos cristãos possuem dentro de si o desejo de anunciar a mensagem do evangelho aos quatro cantos do mundo. O problema não consiste nisto, mas no fato da grande maioria destes cristãos se preocuparem tanto com os que se encontram longe, a ponto de desconsiderarem aqueles que se encontram tão perto

Antes de querer ganhar a África pra Cristo, ganhe o seu vizinho, o seu amigo, o seu colega de trabalho.

A necessidade do homem por Deus ultrapassa os limites de uma fronteira. O perdido que se encontra em seu bairro carece tanto do Jesus que liberta quanto o perdido que está do outro lado do mundo. O cristianismo vai além do humanitarismo, caso contrário, qualquer instituição de caridade estaria cumprindo o Ide de Cristo. 

Devemos fazer isto sem omitir aquilo, pois, a maior necessidade do homem continua sendo Deus.

Como bem disse James Montgomery Boice:

"...Nós devemos alimentar os famintos, vestir os despidos e visitar os prisioneiros. 

Mas as principais necessidades das pessoas ainda são espirituais, e a obra social não é substituto adequado para a evangelização. Na verdade, o empenho em ajudar as pessoas só será verdadeiramente eficiente se seu coração e mente forem transformados pelo evangelho. Isso separa os crentes reformadores do simples humanitarismo.

Tem-se alegado que, para a Teologia Reformada, qualquer pessoa que crê e faça parte da linha reformada perderá toda a motivação para a evangelização. “Se Deus vai agir, porque devo me preocupar?”, mas não é assim que funciona. É porque Deus executa a obra que nós podemos ter coragem de nos unirmos a Ele, da forma como Ele nos ordena a agir. Nós agimos assim alegremente, sabendo que nossos esforços jamais serão em vão."

Comece a cumprir o Ide pelos que estão ao seu alcance, e depois sim, conforme a graça que Deus lhe deu, amplie o alvo, segundo o propósito que Deus estabeleceu em seu coração.

Por Hamilton Fonseca

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A bíblia e o movimento gospel



A bíblia e o movimento gospel são dois lados que nunca se encontram. De um lado temos a verdade absoluta de Deus entregue aos homens, que são as Escrituras, do outro lado temos um movimento que diz se pautar nas Escrituras, porém, nem de perto se aproxima daquilo que a verdade de Deus nos apresenta.


Observando estes dois lados, irei apresentar abaixo o que eu aprendo tanto com um quanto com o outro, e o leitor conclua por si mesmo qual deles de fato devem ser observados pelos cristãos:

Com o movimento gospel eu aprendo que meus inimigos receberão o mal devido por não acreditarem em mim, e terão que contemplar da plateia a minha vitória com sabor de mel.

Com a bíblia eu aprendo que é necessário que eu ame tanto o meu próximo quanto o meu inimigo, sem desejar o mal deles. Ela ainda me instrui a orar por eles, pois fazendo isto, me tornarei de fato um filho de Deus. (Mt 5:42-48)

Com o movimento gospel eu aprendo que o dinheiro e as bênçãos são um sinal da aprovação de Deus.

Com a bíblia eu aprendo que eu não posso servir a Deus e ao dinheiro; ela ainda me diz que o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males. (Lc 16:13; 1 Tm 6:10)

Com o movimento gospel eu aprendo que o melhor de Deus ainda está por vir.

Com a bíblia eu aprendo que o melhor de Deus já veio. Jesus Cristo é o melhor de Deus!

Com o movimento gospel eu aprendo a determinar a minha benção, bem como a exigir os meus direitos e a proclamar os meus valores.

Com a bíblia eu aprendo a aceitar a vontade de Deus, seja ela qual for. (Mt 26:39)

Com o movimento gospel eu aprendo que eu preciso “pagar o preço” e fazer por onde, para alcançar as bênçãos de Deus.

Com a bíblia eu aprendo que “tudo é pela graça na vida cristã, do inicio ao fim”. (Martyn Lloyd-Jones)

Com o movimento gospel eu aprendo que eu devo fazer campanhas, correntes, vigílias, e orações no monte para alcançar as bênçãos de Deus. Aprendo também que é preciso participar com dinheiro em algumas dessas campanhas e correntes, afinal, não posso vir a Deus de mãos vazias..

Com a bíblia eu aprendo novamente que “tudo é pela graça na vida cristã, do inicio ao fim”. (Martyn Lloyd-Jones)

Com o movimento gospel eu aprendo a ser próspero.

Com a bíblia eu aprendo a ser servo. (Mc 9:30-50)

Com o movimento gospel eu aprendo a ganhar.

Com a bíblia eu aprendo a compartilhar. (At 2:44-45)

Enfim, eu poderia continuar eternamente apresentando as contradições de um ensino com o outro, mas creio que estes já sejam o suficiente. 

Que não venhamos pautar nossas vidas nos modismos, legalismos, e antropocentrismos do movimento gospel. Mas que nossas vidas estejam firmadas nas Escrituras, e que elas venham ser a nossa ÚNICA regra de fé e prática, desde agora e para sempre. 

Antes de encerrar este texto, gostaria que você meditasse na seguinte frase: “Você é realmente um cristão ou apenas faz parte do circo chamado igreja evangélica moderna?" Paul Washer

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Óh, céus! Eu não fui predestinado, e agora?



É muito comum ouvirmos alegações contra os calvinistas do tipo: “então se uma pessoa deseja obedecer a Cristo e ser salva, mas não é predestinada, ela vai pro inferno?” ou, “fulano ou sicrano desejam muito servir a Deus, mas já que eles não são predestinados, do que adianta?”.

Calma lá, vamos por partes..

Um calvinista nunca dirá que fulano ou sicrano não podem servir a Deus pelo fato de não serem predestinados, até por que, somente Deus conhece de fato os que lhe pertencem. Uma pessoa que se utiliza de tal argumento contra um calvinista tem em mente das duas uma, ou ela não conhece nadica da doutrina reformada, ou então está jogando sujo, em uma tentativa inescrupulosa de tentar difamar a fé reformada.

Quando anunciamos o evangelho a uma pessoa, não perguntamos se ela é predestinada ou não, simplesmente apresentamos Jesus a ela; é um equivoco pensar que calvinistas só falam em predestinação, seria o mesmo que dizer que pentecostais só falam em dons espirituais e etc.

Se alguém deseja em seu coração seguir a Cristo, amém! Ela não passará por um interrogatório calvinista com o fim de sabermos se ela é de fato uma predestinada ou não. O que revelará isso serão os seus frutos, suas boas obras, que de antemão foram preparadas por Deus para que andássemos nelas (Ef 2:10).

Por isso uma pessoa, antes de vir a Cristo, não deve se preocupar com o fato de ser ela uma predestinada ou não; se ela sente em seu coração o desejo de estar com Deus e andar com ele, então, provavelmente ela faz parte do rebanho de Cristo, o qual, pela sua graça e o seu amor, a conduzirá dia após dia ao caminho de Seu prazer. Pois este mesmo Deus que conhece, predestina, e aos que predestina, chama, e aos que chama, justifica, e aos que justifica, glorifica (Rm 8:29-30).

O Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16). E o testemunho do Espírito vai muito além de um mero achismo ou especulação, até por que, se perguntarmos a qualquer pessoa que acredita em Deus se ela tem a certeza de ser filha(o) de Deus, ela dirá que sim. O testemunho do Espírito com o nosso espírito ultrapassa a barreira do achismo e da pseudo-certeza, pelo contrário, é um testemunho que trás gozo e alegria a nossa alma, é a voz suave de Deus dentro de nós nos chamando de filhos, e filhos amados; os filhos de Deus jamais serão órfãos, pelo contrário, eles têm um Pai pra toda a eternidade. 

E a beleza de tudo encontramos nisso, no fato de Deus ter nos amado e se entregado por nós enquanto ainda éramos pecadores [1], trazendo sobre nós a certeza de que Ele é poderoso para nos guardar de tropeçar, e nos apresentar irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória [2].

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 1:25

[1] Romanos 5:8
[2] Judas 1:24