sexta-feira, 28 de setembro de 2012

É Deus de perto, e TAMBÉM de longe



"Sou eu apenas um Deus de perto", pergunta o Senhor, "e não também um Deus de longe?” Jeremias 23:23

Não existe distância que possa nos afastar de Deus. O salmista do salmo 139 expressou isso de uma forma singular dizendo: “Se eu subir ao céu, lá tu estás; se eu descer à região dos mortos, eis que tu ali estás também.” Salmos 139:8

Não existe distância que a graça de Deus não possa aproximar, não existe adversidade que dEle possa nos afastar. Como sabiamente disse o apostolo Paulo, nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso SENHOR.

A graça de Deus nos atrai de uma forma inimaginável. Independente da distância que o pecado possa te colocar de Deus, lembre-se do que diz as escrituras em Romanos capitulo 8 do verso 31 ao 39, nada pode nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo, nem mesmo o pecado que ora ou outra cometemos, pela fraqueza de nossa carne.

Que o amor de Deus que está em Jesus Cristo, por intermédio do doce Espírito Santo, possa ser o seu apoio, e a sua segurança de que, Ele é Deus de perto, e também de longe.

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Porque o nome de Deus é impronunciável?



Certa feita, Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, vemos essa conversa no texto que segue:

"Então, disse MOISÉS a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse DEUS a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." (Êxodo 3: 13 e 14)

Os judeus levavam a sério o decálogo (os 10 mandamentos), e o terceiro mandamento dizia o seguinte: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...” Ex 20:7

Com o temor de não usar o nome de Deus em vão (o tetragrama YHWH, heb. יה-וה), a pronuncia original do nome de Deus dada a Moisés no êxodo foi perdida. O hebraico antigo não possuía vogais como encontramos hoje, com isso, apenas se especulam qual seria a correta pronuncia do tetragrama YHWH.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: Porque Deus permitiu que a pronuncia de seu nome se perdesse com o passar dos anos?

A resposta é simples. O ser humano com sua depravação natural certamente usaria o nome de Deus em vão nos dias de hoje se a pronuncia nos fosse revelada, Deus porém, tinha outro nome como alvo de honra e glória, vemos isso na seguinte passagem:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11

O nome que deveria e deve ser honrado e pronunciado em meio a louvores e adoração é o de JESUS! Este é o nome de Deus, “...este é o Deus verdadeiro e a vida eterna.” 1 Jo 5:20

Louvemos o nome de Jesus, adoremos Sua linda pessoa, e nos rendamos Aquele que era, Aquele que é, e Aquele que há de vir. Maranata!

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca.


sábado, 15 de setembro de 2012

O melhor de Deus ainda está por vir?



Antes de dizermos que o melhor de Deus ainda está por vir devemos nos perguntar o seguinte: O melhor de Deus pra quem? Para mim ou para a humanidade? E ainda mais: O melhor de Deus ainda está por vir ou o melhor de Deus já veio?

Sendo breve em minhas palavras afirmo com toda segurança que o MELHOR de Deus já veio, Jesus Cristo é o melhor de Deus! Não são bens materiais ou bênçãos particulares para satisfazer nosso ego egoísta, e sim o bem maior, o Filho maior, a porção maior, a herança maior, Jesus Cristo Homem, Jesus Cristo Deus, Jesus Cristo!

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca.


domingo, 2 de setembro de 2012

A fé de Tomé



“Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: "Vamos também para morrermos com ele". João 11:16


“Em geral nos lembramos de Tomé por causa das suas dúvidas, mas também era suscetível de devoção e de coragem.” Leon Morris.

“Tomé expressa lealdade a ponto de oferecer sua vida por Cristo...” Bíblia King James, edição de estudo.

Sempre que falamos em Tomé nos lembramos de sua incredulidade. O nome de Tomé sempre está ligado a descrença e ao ceticismo. Porém ninguém se lembra que na ocasião em que Jesus queria voltar para a Judéia mesmo sendo jurado de morte lá, o único discípulo que não o questionou sobre sua decisão e que inclusive estava disposto a se tornar mártir com Cristo, era ele, o “incrédulo” Tomé.

Isso também acontece nos dias atuais. O ser humano é voltado a se lembrar somente das coisas negativas, todos se lembram de nossos erros e fracassos, mas poucos nos valorizam em nossos momentos de êxito e fé.

Antes de querermos tirar um cisco do olho de nossos irmãos, devemos tirar a trave dos nossos.

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca