segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Porque o nome de Deus é impronunciável?



Certa feita, Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, vemos essa conversa no texto que segue:

"Então, disse MOISÉS a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse DEUS a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." (Êxodo 3: 13 e 14)

Os judeus levavam a sério o decálogo (os 10 mandamentos), e o terceiro mandamento dizia o seguinte: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...” Ex 20:7

Com o temor de não usar o nome de Deus em vão (o tetragrama YHWH, heb. יה-וה), a pronuncia original do nome de Deus dada a Moisés no êxodo foi perdida. O hebraico antigo não possuía vogais como encontramos hoje, com isso, apenas se especulam qual seria a correta pronuncia do tetragrama YHWH.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: Porque Deus permitiu que a pronuncia de seu nome se perdesse com o passar dos anos?

A resposta é simples. O ser humano com sua depravação natural certamente usaria o nome de Deus em vão nos dias de hoje se a pronuncia nos fosse revelada, Deus porém, tinha outro nome como alvo de honra e glória, vemos isso na seguinte passagem:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11

O nome que deveria e deve ser honrado e pronunciado em meio a louvores e adoração é o de JESUS! Este é o nome de Deus, “...este é o Deus verdadeiro e a vida eterna.” 1 Jo 5:20

Louvemos o nome de Jesus, adoremos Sua linda pessoa, e nos rendamos Aquele que era, Aquele que é, e Aquele que há de vir. Maranata!

Soli Deo Gloria!

Por Hamilton Fonseca.


3 comentários:

  1. ótimas postagens! que Deus possa lhe abençoar muito!

    ResponderExcluir
  2. Impronunciável!. Chiquérrimo isto. Viajamos na carne a 200km/s e muitos não sabem, muitos não vão saber, outros que sabem e são indiferentes e outros que nem querem saber e por fim outros que gostariam de saber mas que são vítimas de uma educação que lhes foi subtraída. A magnitude desta fantástica montagem de engenharia cósmica - que nos conduz como que despejados e vagando altivos na imensidão negra sideral de um espaço que intimida e fascina - nos torna mendigos de Deus. Impronunciável!. Felizes daqueles que tocam suas vidas em orações e silêncio...:)

    ResponderExcluir
  3. OS PAIS DA IGREJA CONHECIAM. O NOME DE DEUS:JAVÉ OU YAVÉ.

    Clemente de Alexandria um Cristão que viveu entre o Seculo II e III escreveu:
    O. Nome mistico ..é pronunciado IAOUE.

    Observação: IAOUE se pronuncia em Grego IAUÉ.

    Teodoreto um Cristão que viveu no seculo V escreveu:
    Os Samaritanos o chamam IABE.

    Observação: IABE se pronuncia em Gregp IAVÉ.

    IAVÉ e IAOUE en Grego é transliteração do Hebraico Yavé .O Nome de Deus : Yavé é transliterado em Português: Javé.

    ResponderExcluir