segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aborto, o que a bíblia diz a respeito?



Analisemos o Salmo 139 a partir dos versículos 13-16 - Com base neste verso, pode-se concluir que a Bíblia considera o aborto como um assassinato?

PROBLEMA: Segundo esta passagem, Deus considera um ser humano aquele que ainda não nasceu. Entretanto, se o feto é realmente um ser humano, então o aborto provocado é a execução deliberada da morte de uma pessoa inocente. Esta passagem nos mostra então que Deus considera o aborto provocado como um assassinato?

SOLUÇÃO: Sim. Muitas outras passagens reforçam esta posição.

Primeiro, aquele que ainda não nasceu é intimamente conhecido por Deus, e recebe o chamado de Deus. Em Jeremias 1:5, Deus diz: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações".

Segundo, o que ainda não nasceu é referido como tendo características de uma pessoa: pecado, como no Salmo 51:5; ou alegria, como em Lucas 1:44.

Terceiro, aquele que fere um feto recebe a mesma punição do que fere um adulto. Em outra parte (veja os comentários de Êxodo 21:22-23 abaixo), a mesma punição é dada pelo mal causado à mulher ou à criança que está em gestação. Deus considera o não-nascido como um perfeito ser humano. E tomar deliberadamente a vida de um ser humano inocente é assassinato.

ÊXODO 21:22-23 - Esta passagem mostra que um ser ainda não nascido tem menos valor do que um ser adulto?

PROBLEMA: De acordo com algumas traduções da Bíblia, este texto ensina que, se dois homens brigarem, e a mulher de um deles tiver um aborto, o responsável "será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher" (v. 22). Mas, se da briga resultar a morte da mulher, a penalidade seria a pena capital (v. 23). Isto não prova então que o feto não era considerado um ser humano, como o era a mãe?

SOLUÇÃO: Primeiro, antes de mais nada, há aqui uma tradução inadequada. O grande erudito em hebraico, Umberto Cassuto, traduziu este texto corretamente, da seguinte maneira: "Se homens brigarem, e ferirem não intencionalmente uma mulher com criança, e seus filhos forem dados à luz, porém sem maior dano - isto é, nem a mulher nem as crianças morrerem -aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem. Mas, se houver dano grave, isto é, a mulher ou as crianças morrerem, então, darás vida por vida."{Commentary on the Book of Exodus - Comentário do Livro de Êxodo - Magnes Press, 1967).

A tradução acima torna o sentido bem claro. É uma passagem de peso contra o aborto, afirmando que um feto tem o mesmo valor que um ser humano adulto.

Segundo, a palavra hebraica (yatsa), erroneamente traduzida pelo verbo "abortar", na verdade significa "sair" ou "dar à luz". No AT, é a palavra regularmente empregada com o sentido de dar à luz com vida. De fato, ela não tem nenhum emprego no sentido de "aborto provocado", embora tenha o sentido de dar à luz um natimorto. Mas nessa passagem, como em praticamente todos os textos do AT, a referência é a um nascimento com vida, embora prematuro.

Terceiro, há uma outra palavra hebraica para "aborto" (shakol), que não é usada. Já que ela era disponível e não foi empregada, tendo sido preferida a palavra que expressa um nascimento com vida, não há razão para supor que o sentido não seja realmente este: o de dar à luz uma criança com vida.

Quarto, a palavra usada com referência a que a mulher deu à luz éyeled, que significa "criança". A Bíblia usa a mesma palavra para "bebês" e para "criancinhas" (Gn 21:8; Êx 2:3). Daí, o não nascido éconsiderado um ser humano igual a uma criancinha.

Quinto, se qualquer dano acontecesse, seja para a mãe, seja para o filho, a mesma punição era devida: "vida por vida" (v. 23). Isso demonstra que o feto possuía o mesmo valor que sua mãe.

Sexto, outras passagens do AT ensinam que o feto é um ser humano em seu sentido mais completo. O NT confirma esta mesma posição (cf. Mt 1:20; Lc 1:41,44).

Salmo 139: 13-14 – Depois de falar da onipresença de Deus, Davi retrata seu poder e habilidade. Para isso, concentra-se na onipotência divina demonstrada por meio de desenvolvimento maravilhoso de um bebê no ventre de sua mãe. Numa partícula de matéria aquosa menor do que o pingo sobre a letra “ i ” se concentram programadas todas as características futuras da criança: a cor da pelo, dos olhos e do cabelo, as feições, as habilidades inatas. Tudo que a criança será física e mentalmente está contido na forma germinal que é o óvulo fecundado. Dele se desenvolverão: 60 trilhões de células, 160 mil quilometros de fibras nervosas, quase 100 mil quilometros de vasos responsáveis por fazer o sangue circular pelo corpo, 250 ossos, isso sem falar nas juntas, nos ligamentos e nos músculos. (RADMACHER, documentação adicional indisponível)

Davi descreve a formação do feto com sensibilidade e beleza extraordinárias. “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe”. Sim, Deus formou nosso interior; cada parte é uma maravilha de engenharia divina. Considere o cérebro, por exemplo, com sua capacidade de registrar fatos, sons, odores, imagens, tato e dor, bem como de recordar e fazer cálculos, sem falar na habilidade de tomar inúmeras decisões e resolver problemas.

Deus nos formou no seio (ou “ventre”; NVI) de nossa mãe, uma descrição apropriada do modo notável com que ele entretece os músculos, tendões, ligamentos, nervos, vasos sanguíneos e ossos da estrutura humana.

Davi irrompe em louvores ao Senhor. Ao pensar no ser humano, o ápice da criação divina, confessa que foi formado por modo assombrosamente maravilhoso. Quanto mais pensamos nas maravilhas do corpo humano, em sua organização, complexidade, beleza, instintos e elementos herdados, mais nos admiramos com o fato de pessoas versadas em ciências naturais não crerem num Criador infinito.

139:15 – Mais uma vez, o salmista volta ao tempo em que seu corpo estava sendo formado no ventre materno. Observe como ele usa a primeira pessoa do singular para se referir ao embrião ou feto. De acordo com a visão bíblica, a personalidade humana existe antes do nascimento; por isso, o aborto, exceto em casos de necessidade médica extrema, é homicídio.

Davi estava ciente  de que Deus o conhecia por inteiro desde o princípio. Seus ossos não foram encobertos do Senhor quando estava sendo formado em segredo e entretecido com grande habilidade como nas profundezas da terra. Fica claro que o sentido não é literal, pois ninguém é formado abaixo da superfície da terra. No contexto, a expressão “nas profundezas da terra” é sinônima de “no seio de minha mãe”. Encontramos uma expressão semelhante em Efésios 4:9, texto no qual o apostolo Paulo diz que Cristo desceu “às regiões inferiores da terra”. Também nesse caso, o contexto indica que ele entrou no mundo pela atecâmara do ventre da virgem, uma referencia a encarnação.

139:16 – Ao falar de sua substância [...] informe, Davi emprega um termo que descreve algo enrolado ou embrulhado. Para Barnes e outros comentaristas, a palavra denota de modo mais adequado, o embrião ou feto, “no qual todos os menbros do corpo ainda se encontram dobrados ou não desenvolvidos, ou seja, antes de assumirem forma ou proporções claras”. Mesmo na fase preliminar da existência, os olhos do Senhor contenplavam o salmista mavioso de Israel.

E, no [...] livro de Deus, todos os [...] dias da vida de Davi já haviam sido registrados pelo arquiteto divino antes do momento histórico em que o salmista anunciou sua chegada ao mundo com o primeiro choro estridente.


Bibliografia:

Bíblia Sagrada

Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia / Norman Geisler, Thomas Howe; traduzido por Milton Azevedo Andrade. — São Paulo: Mundo Cristão, 1999

MacDonald, William, 1917-2007. Comentário bíblico popular, Antigo testamento/ editado com introduções de Art Farstad – São Paulo: ed. Mundo Cristão, 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário