segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os Altos Não Foram Tirados – 2 Reis 15.35

Nos livros históricos nós encontramos muitas histórias sobre o povo de Israel, algumas delas honravam e agradavam a Deus, porem outras O aborreciam.

Israel caiu em idolatria, criando para si imagens e esculturas e levantando para si altares nos “Lugares Altos” para sacrificarem a outros deuses, seguindo assim o exemplo das nações ímpias que o SENHOR expulsara de diante dos filhos de Israel.

Muitos dos reis de Israel fizeram reformas, tentando assim levarem os filhos de Israel a servirem novamente ao SENHOR, seu DEUS. Alguns faziam o que era reto perante o SENHOR, mais a bíblia nos diz: Tão-somente os altos não foram tirados; e o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos... 2 Reis 15.35.

Muitas pessoas tem agido desta maneira hoje em dia, tiraram os ídolos da sua vida, deixaram em partes algumas abominações, mas ainda adulteram, ainda roubam, e ainda mentem, os “altos” ainda não foram tirados.

Se você for ler o livro de Juízes, você irá chorar, não de alegria, mas de tristeza, são várias as passagens neste livro que falam sobre a infidelidade do povo para com o SENHOR DEUS. Eles pecavam e se arrependiam, e DEUS os abençoava lhes dando paz sobre a terra, mais depois de um período de 20, 30 ou 40 anos que o SENHOR lhes dava paz sobre a terra, eles voltavam a pecar contra o SENHOR (Ne 9.28), e a bíblia diz: “E tornou Israel a fazer o que era mau perante o SENHOR” Juizes 3.12.

Muitos querem servir a Deus só na bonança, só nos dias alegres. Deus é Deus na bonança, e continua sendo Deus na angustia e na miséria.

Continue servindo a Deus sem murmurar nos dias difíceis, e você verá o que Ele fará na sua vida. Veja este contraste: Os que se esqueciam de Deus e o deixavam na angustia e nos momentos difíceis, como o povo de Israel no Egito, morriam todos, na mesma miséria que se encontravam. Mas os que O continuavam servindo na tristeza e na angustia, como Jó, no final de tudo, receberiam em dobro tudo aquilo que tinham perdido na aflição.

Continue servindo a Deus, porque: “Muitas são as aflições do justo; mas o SENHOR o livra de todas.” Sl 34.19 – Continue servido e continue fiel, porque as tribulações e as perseguições vão vim?! Vão! “Mas ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap 3.21

Mas o que mais me emociona nisto tudo, é ver que mesmo com a infidelidade do povo, mesmo o povo cometendo os mais abomináveis pecados e erros diante de DEUS, o SENHOR sempre se voltava para eles e dizia: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7.14.

O SENHOR tinha tudo para deixar escrito na bíblia “E a ira do SENHOR vira sobre nós a cada dia”, mas ao invés disso ele deixou escrito “E as misericórdias do SENHOR se renovam a cada manhã..” Lm 3.23, ao invés de ira diária, nós temos misericórdia diária.


Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR ” Jeremias 31.17

Por Hamilton Fonseca

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Por que Deus proibiu imagens e depois mandou fazer querubins?

Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20:4-5). Mas depois ele disse: “Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (Êxodo 25:18). Ele se contradisse?

Embora estas instruções específicas façam parte da lei dada aos israelitas, Deus também condena a adoração de imagens por qualquer pessoa ou povo, judeu ou gentio. No Antigo Testamento, ele castigou várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem o único Criador. Jeremias comunicou a sentença de Deus contra a Babilônia: “Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela” (Jeremias 51:47; cf. Isaías 21:9).

O Egito, também, foi condenado por sua idolatria: “Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis.... Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR” (Ezequiel 30:13,19).

Mas os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que está sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria os próprios querubins.

Desta maneira, podemos fazer uma distinção importante hoje. Um desenho ou imagem de uma pessoa, até talvez a representação de um apóstolo, profeta ou outra personagem bíblica, pode servir para nos lembrar da mensagem da Bíblia e do procedimento daquele servo, e assim reforça a santidade de Deus.

Este uso de representações gráficas não fere os princípios bíblicos. Por outro lado, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é desobediência aos princípios revelados pelo Senhor.

Deus nunca autorizou a veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres.

No Novo Testamento, Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).


– Por Dennis Allan - http://www.estudosdabiblia.net/bd12_05.htm